terça-feira, 22 de setembro de 2015

Sacola plástica? Não, obrigado(a)!




Você já deve saber que as sacolas plásticas demoram mais de 400 anos para se decompor. Porém, como sabemos se os sacos plásticos só surgiram no final da década de 50. Na verdade, não. Pois não há nenhuma evidência em primeira mão de sua taxa de decomposição. Para fazer essas estimativas de longo prazo, os cientistas costumam usar testes de respirometria*. Os cientistas colocam uma amostra de resíduos sólidos, como um jornal, casca de banana ou saco plástico em um recipiente contendo adubo rico em microorganismos, em seguida areja a mistura. Ao longo de vários dias, os microorganismos assimilam a amostra pouco a pouco e produzem dióxido de carbono; o resultante CO2 que serve como um indicador da degradação.

Testes de respirometria funcionar perfeitamente para jornais e cascas de banana (Jornal levar de dois a cinco meses para biodegrada em uma pilha de compostagem; cascas de banana demorar vários dias.) Mas quando os cientistas testam os sacos plásticos genéricos, não acontece nada, não há produção nenhuma de CO2 e nenhum sinal de decomposição. Mas então porque? Os sacos de plástico são feitos a partir de etileno, um gás que é produzido como um subproduto de óleo, gás e a produção de carvão. O etileno é feito em polímeros (cadeias de moléculas de etileno) chamado polietileno. Esta substância, também conhecido como polietileno ou politeno, é feita em pastilhas, que são utilizados por fabricantes de plásticos para produzir uma variedade de artigos, incluindo sacos plásticos. Este polímero os microrganismos não reconhece como alimento.

Então, onde é que os 400 anos estatisticamente vem? Apesar de sacos de polietileno padrão não são biodegradáveis, eles fotodegradam quando exposto à radiação ultravioleta da luz solar, cadeias de polímeros de polietileno tornam-se frágeis e começar a rachar. Isto sugere que os sacos de plástico acabarão por se fragmentar em grânulos microscópicos. Até o momento, no entanto, os cientistas não têm certeza quantos séculos demoram para o sol trabalhar a sua magia. É por isso que certas fontes de notícias citam uma estimativa de 400 anos , enquanto outros preferem um mais conservador 1.000 anos de vida . De acordo com alguns especialistas em plásticos, todos estes números são apenas outra maneira de dizer: "a muito e muito tempo."

Às vezes, até mesmo cascas de banana não decompõem uma vez que atingem o aterro. Por razões sanitárias, aterros modernos são revestidas no fundo com argila e um lençol plástico para manter os resíduos de escapar para o solo e são cobertos com uma camada de terra para reduzir o odor. O aterro, então, age como um lixo túmulo. Então, o lixo dentro recebe pouco de ar, água ou luz solar. Isso significa que os objetos de resíduos mesmo facilmente degradáveis, incluindo papel e restos de comida, são mais propensos a mumificar do que se decompor.




Alternativas


Há uma série de alternativas para o uso das sacolas plásticas. Já existem os sacos biodegradáveis que são feitos a partir de resinas de amido (do milho, mandioca ou batata), como o ácido poliláctico (PLA) Porém os sacos de plástico biodegradável necessitam de mais plástico por saco do que os normais, porque o material não é tão forte. Muitos sacos biodegradáveis são também feitos de papel, materiais orgânicos ou policaprolactona. Os biodegradáveis levam menos tempo para se decompor e não deixam nenhum vestígio discernível e são completamente inofensivos para o ambiente. 


Sacola de tecido( minha favorita)

Outra alternativa que eu penso ser melhor, é os sacos de TNT ou de tecidos. Estes sacos podem ser mantidos no carro e usados novamente. A vantagem dos sacos TNT ou tecidos é que eles são mais fortes do que os sacos de plástico, e também muito mais fácil de transportar. É preciso um pouco de reflexão para se acostumar a trazer os seus próprios sacos, mas é um hábito fácil de cair e é um alívio para não ter que encontrar espaço para arrumar os sacos de plástico. 




Sacolas de TNT
Então da próxima vez que for as compras, mantenha sua cabeça erguida, não esquece de levar as sacolas e orgulhosamente comece a recusar as sacolas plásticas. Você não pode estar em um bote de borracha perseguindo um barco baleeiro ou perseguir caçadores de marfim, mas você fez uma contribuição para o futuro do planeta.




Queila Tavares



* Respirometria é uma técnica muito utilizada na determinação da biodegradação de resíduos misturados ao solo pela atuação de microrganismos presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário