quarta-feira, 20 de julho de 2011

Visita ao Museu do Seringal- Am

Vila Paraíso, cidade cenográfica do longametragem "A Selva". O roteiro começa no trapiche, local onde ocorria o embarque e desembarque da borracha, seguindo para o Casarão do Seringalista que reflete bem a riqueza dos seringais quando a borracha estava no auge de sua valorização econômica. O passeio prossegue no Barracão de Aviamento, Capela e na Casa de Farinha que mostra o processo artesanal da fabricação da farinha de mandioca. Seguindo a trilha no meio da mata conheceremos a árvore da seringueira e o processo de coleta do látex. Visita ao Tapiri de Defumação da Borracha, onde eram confeccionadas as bolas de látex ou "pélas" e à modesta Casa do Seringueiro completando o roteiro que retrata a vida e os costumes dos antigos seringais da Amazônia.





O Museu do Seringal é uma atração incrustada em meio à Floresta Amazônica. Mantido com a mais profunda paixão por Judith Guimarães Vieira, que dedica a vida à preservação da história amazônica, o museu retrata como era um seringal no começo do século XX.













simplesmente lindo adorei a visita....
-------------------------------
fotos: Queila Tavares



2 comentários:

  1. Que bacana Queila, não conheço... Dá próxima vez que eu for a Manaus, vou ver se dá pra eu ir conhecer, fiquei curiosa. Depois gostaria que me desse informações de como ir até o local. Lindas fotos!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. OI Val, nossa é lindo o lugar, adoro ir la, voce se sente vivendo no inicio de sec.XX.
    quando vim em Manaus, voce vai na Marina do Davi ( Ponta Negra), e lá tem lista dos passeios que pode fazer, visitar o museu, praia do Tupe, da Lua.
    ou ir até o encontro das águas...
    :) mas se vier, nao esquece de me avisar
    bjs

    ResponderExcluir